Mitologia e Lenda para Acampamentos e Acantonamentos Escoteiro

A Lenda dos Três Macacos Sábios -

  A Lenda dos Três Macacos Sábios é uma lenda que faz parte do folclore japonês, conhecida em quase todo o Mundo. A lenda faz referência aos três macacos sábios que nada vêem, nada ouvem e nada falam.
   Esse mito vem do séc. XVII, e afirma que, se nós seres humanos não olhássemos, não ouvíssemos e não falássemos do mal alheio, teríamos comunidades pacíficas com paz e harmonia.
   Os macacos são conhecidos por Mizaru (o macaco que está cobrindo os olhos), por Kikazaru (o macaco que está tapando os ouvidos) e por Iwazaru (o macaco que está tampando a boca), que podem ter significados como "não veja o mal", "não ouça o mal" e "não fale o mal". Já a palavra zaru = saru, significa macaco.
   A imagem dos macacos sábios está ilustrada na porta do "Estábulo Sagrado", um templo do séc. XVII localizado no Santuário Toshogu, na cidade de Nikko no Japão. Acredita-se que a imagem dos macacos foi trazida por um monge budista chinês (religião budista), no séc. XVIII. Apesar disso, não há comprovação dessa suposição.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário